Associado JCI
Joint Commission

Eventos

Indicadores de Desempenho Baseados no Programa de Acreditação Internacional- RJ

Data: 08 e 09 de Dezembro de 2016
Local: CBA Rua São Bento, 13 - 4º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ
Valor: R$ 800,00

RESUMO
Este curso visa levar os participantes a conhecer os conceitos básicos relativos à gestão através de indicadores e a entender a contribuição e a importância da utilização de indicadores no monitoramento da qualidade e como elemento fundamental para a gestão dos serviços de saúde. Os participantes serão capacitados a identificar os processos a serem monitorados, propor e elaborar indicadores para o Programa de Melhoria da Qualidade e Segurança das instituições conforme preconizado pelo Manual de Padrões de Acreditação Internacional, bem como construir suas Fichas Técnicas.

OBJETIVO
Abordar as perspectivas teórica e prática da elaboração e utilização de indicadores clínicos e administrativos, visando dar suporte ao monitoramento e à avaliação do desempenho dos processos assistenciais e gerenciais de uma instituição de saúde.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais exercendo funções de gestão e liderança nas instituições de saúde.

CARGA HORÁRIA
16 horas

CONTEÚDO
Contextualização – Qualidade e Monitoramento.
A identificação dos processos a serem monitorados.
Necessidades básicas para a elaboração de indicadores.
Metas Internacionais para Segurança do Paciente.
Abordagem conceitual – atributos, hierarquização e classificação dos Indicadores; tipos de Indicadores.
Elaboração de Indicadores.
Construção da Ficha Técnica.
Capítulo Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente (QPS) – Programa de Melhoria da Qualidade e Segurança, Áreas a serem monitoradas, Validação de dados de medição, Biblioteca de Medidas, Evento Sentinela, Análise da Causa Raiz, FMEA, Comparação de Indicadores, Análise de desempenho.

INSTRUTOR

Adelia Quadros Farias Gomes – Mestre

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980).
  • Desde 2006 é Assessora da Coordenação de Assistência do DGH-RJ/SAS/MS, coordenando as atividades da Câmara Técnica da Qualidade e Segurança e apoiando a Câmara Técnica de Prevenção e Tratamento de Feridas.
  • Possui Mestrado em Saúde Pública, na área de Planejamento e Gestão, tendo como tema de estudo a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente.
  • Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, Gestão Hospitalar e Segurança do Paciente. e e segurança do paciente.
  • Tem atuado desde 2002 como avaliadora médica e consultora do Consórcio Brasileiro de Acreditação.

Formulário de inscrição

<< Voltar

Desenvolvimento Digital Net