Com mais de 20 anos de expertise em avaliação da qualidade e segurança em saúde para o modelo de acreditação da Joint Commission International (JCI), o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) está lançando um menu de consultorias especializadas nas áreas assistencial e de gestão. No total são 16 opções de assessorias que pode ser ou não, associadas aos projetos de educação já oferecidos pelo CBA. “Esse novo serviço do CBA vem contemplar as necessidades do setor hospitalar, serviços ambulatoriais, de internação hospitalar, cuidados prolongados, atenção primária e de serviços de transporte”, aponta Heleno Costa Júnior, Superintendente do CBA.
Protocolos Clínicos (usabilidade, gestão e adesão aos protocolos e sua eficácia na melhoria dos desfechos clínicos), Prevenção e Controle de Infecções (foco nas normativas relacionadas com a portaria ministerial e às práticas e procedimentos de prevenção, para a construção de um programa de controle de infecções em instituições de saúde), Metas Internacionais de Segurança do Paciente (construção de normas e procedimentos relativos às metas de segurança), Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (baseado na RDC 36 da Anvisa, foca o conjunto de normas que trata do Núcleo de Segurança do Paciente, como modelar sua estrutura e efetivar sua implantação) e Gestão de Risco (implantação de um programa que visa evitar ou reduzir a ocorrência de eventos adversos, erros ou acidentes relacionados a prestação de serviços de saúde) são algumas das opções do suporte assistencial.
No campo administrativo, são diversas as consultorias de gestão: Qualidade e Segurança (como implantar um programa), Instalações (métodos e ferramentas utilizados para definir uma estrutura de gestão de instalações, de acordo com o perfil da instituição), Documentos (formatos e meios para elaboração, implantação e monitoramento de documentos) e Planejamento (elaboração e execução do plano estratégico com base na ferramenta BSC).
Heleno explica que a modalidade de contrato anterior com a JCI impedia o CBA de fazer consultoria. “Com o novo acordo, a JCI ficou com a avaliação da acreditação e reacreditação e com o CBA ficaram todas as outras atividades de escopo, incluindo a educação e a consultoria”. As consultorias serão prestadas por profissionais com formação e especialização na área e com experiência prática, que integram as equipes de educadores e avaliadores do CBA.
“Queremos criar uma nova face para o CBA. Não somos só uma acreditadora. Somos uma instituição que oferece educação para a gestão de qualidade e segurança. A acreditação será um passo natural para quem está comprometido com a qualidade”, finaliza Heleno Costa Junior.