O CBA

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1998, tem como Missão:  “Promover a melhoria da qualidade e a segurança do cuidado prestado aos pacientes dos sistemas e serviços de saúde, realizando processos de educação e de capacitação e por meio de programas de acreditação e de certificação internacionais e especializadas”.

Contamos com profissionais altamente qualificados e especializados em acreditação para garantir a melhoria dos resultados assistenciais das instituições de saúde, como: qualidade no atendimento, segurança do paciente, otimização de tempo e redução de custos, entre outros benefícios. Saiba mais sobre acreditação.

Também atuamos com consultoria nas áreas de gestão administrativa, financeira e assistencial e certificação de programas específicos para instituições já acreditadas e para organizações não acreditadas que querem melhorar seus processos de qualidade e segurança.

Nosso trabalho é pautado no profissionalismo, ética e confidencialidade, idoneidade, respeito e valorização do ser humano, sustentabilidade e responsabilidade social. Temos o compromisso de orientar e estimular as instituições de saúde a priorizarem a educação e treinamento contínuos para a promoção da cultura da segurança em suas atividades diárias.

Qualidade comprovada

Como citado em nossa missão, o foco do trabalho do CBA é promover a melhoria contínua da qualidade e segurança do cuidado prestado ao paciente, para o que, o CBA buscou e firmou um acordo de associação com a Joint Commission International (JCI), acordo firmado desde o ano 2000, que garante a aplicação para as instituições de saúde no Brasil, da mais consistente e mais exitosa experiência, na atualidade, da líder mundial em programas de educação e de acreditação e certificação . A JCI é subsidiária da mais antiga agência acreditadora do mundo, a The Joint Commission, fundada em 1951, que nos Estados Unidos, já superou 22.000 instituições de saúde acreditadas/certificadas.

As transformações e melhorias alcançadas como parte dos projetos e dos programas desenvolvidos nas instituições clientes do CBA- JCI no Brasil, tendo algumas ciclos de reacreditação há mais de 15 anos, comprovam a efetividade e propriedade na aplicação de padrões e requisitos de referência e de alcance internacional, criados e estabelecidos por especialistas internacionais com expertise nas áreas de qualidade e segurança assistencial e ainda com base em testes, validações e experiências de implantação em instituições de saúde em mais de 100 países em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Equipe

Heleno Costa Junior

Heleno Costa Junior

Superintendente e Coordenador de Acreditação e de Educação

Mestre em Avaliação de Sistemas pela Fundação Cesgranrio/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); especialista em Administração Hospitalar pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (UERJ) e em Acreditação Internacional pela Joint Commission International (JCI). É membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar. Foi membro do Comitê Internacional de Padrões da JCI e membro do Comitê da International Society for Quality in Healthcare (ISQua). Foi Coordenador de Educação e Assessor de Relações Institucionais do CBA, onde desenvolveu uma série de projetos relacionados com o desenvolvimento da entidade e sua carteira de clientes.

Maria Manuela P. C. A dos Santos

Maria Manuela P. C. A dos Santos

Membro do Conselho Diretor

Médica especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e em Acreditação, pela Fundação Cesgranrio. Foi secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Fundação Ary Frauzino, instituição ligada ao Instituto Nacional de Câncer, o Inca.

Rio de Janeiro

R. da Alfândega, 100/3º andar,
Centro - Rio de Janeiro – RJ

 

 

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