Consultorias
Independentes
O CBA oferece consultoria especializada em 16 áreas de gestão administrativa, financeira e assistencial, com a perspectiva de ampliar a oferta de ações voltadas para implantar e aprimorar processos, com foco na qualidade e segurança do paciente.
Essa consultoria pode ser associada, ou não, com os projetos de educação oferecidos pelo CBA, como parte de etapas de preparação para acreditação pela metodologia da Joint Commission International (JCI), seja no âmbito de hospitais, serviços de ambulatórios, de internação domiciliar, de cuidados prolongados, de atenção primária ou de serviços de transporte.
Profissionais com vasta experiência prática e com formação própria na área, e que integram a equipe de educadores e avaliadores do CBA, prestarão a consultoria, segundo necessidades ou demandas apresentadas pelas instituições de saúde, apontando ações de implementação ou aperfeiçoamento de melhoria da qualidade e segurança em saúde.
Para saber mais ou solicitar uma consultoria entre em contato com comercial@cbacred.org.br ou (21) 3299-8200.
Conheça as consultorias disponíveis
METAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Permite que gestores e profissionais de saúde conheçam e aprendam como devem ser definidas e implementadas o conjunto de normas e procedimentos relacionados às metas de segurança, que incluem: a correta e precisa identificação de pacientes; a comunicação efetiva de profissionais em momentos críticos de transição/passagem de informação sobre pacientes; a administração de medicamentos considerados de alta vigilância ou alto risco em função de suas propriedades ou efeitos; a garantia da realização de cirurgias/procedimentos corretos, em local e paciente correto; a correta utilização de técnica de higienização/lavagem das mãos; e a redução de riscos de lesões para pacientes que sofrem quedas.
GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA
Essa consultoria permite aos gestores e profissionais, definir e implantar um completo programa de gestão de qualidade e segurança desde a modelagem de uma estrutura até a definição e utilização de métodos e ferramentas para possibilitar a efetiva prestação de serviços com qualidade e segurança, baseado nos mais modernos conceitos de gestão.
IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE (RDC 36 ANVISA)
Conhecer todo o conjunto normativo que trata do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), conforme exigido no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde, por meio da RDC36 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o foco dessa consultoria que ajuda a modelar estrutura do NSP e garantir sua efetiva implantação, incluindo a devida capacitação de seus responsáveis e integrantes, para o pleno funcionamento.
GESTÃO DE RISCOS
A gestão de riscos tem sido reconhecida como imperativa na garantia da segurança, visando evitar, mitigar ou reduzir a ocorrência de eventos adversos, erros, acidentes ou incidentes relacionados com a prestação de serviços de saúde. Nessa consultoria é possível conhecer, definir e implantar os conceitos, princípios e práticas sobre a gestão de riscos, incluindo a devida capacitação e modelagem da estrutura e forma de atuação dos profissionais responsáveis por esses processos na instituição, com a aplicação da ferramenta proativa (FMEA). São abordadas também as normas e padrões que constam nos manuais da Joint Commission International (JCI), para hospitais, serviços ambulatoriais, de internação domiciliar, de cuidados prolongados, de atenção primária ou de serviços de transporte.
PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES
Nessa consultoria, são apresentadas as normativas relacionadas à portaria ministerial RDC36, assim como as relacionadas com as práticas e procedimentos de prevenção e controle de infecções que devem ser adequadamente implementadas nas instituições de saúde, possibilitando a construção de um programa abrangente, conforme o perfil da instituição. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais integrantes das comissões, assim como as normas e padrões que constam do Manual Internacional de Padrões de Acreditação da Joint Commission International (JCI), que se aplicam no âmbito de hospitais, serviços de ambulatórios, de internação domiciliar, de cuidados prolongados, de atenção primária ou de serviços de transporte.
GESTÃO DE INSTALAÇÕES
Nessa consultoria, são apresentados e discutidos os conceitos, métodos e ferramentas utilizados para definir e modelar uma estrutura de gestão de instalações em uma instituição de saúde, considerando o perfil de estrutura física, de complexidade e de composição de serviços de cada instituição, abordando entre outros elementos, o planejamento, a atuação frente ao uso de materiais perigosos, lixo, prevenção e contenção de incêndios, desastres, com inserção de simulados, e mais o gerenciamento de equipamentos. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais responsáveis e integrantes da estrutura de gestão, com base nas normas e padrões que constam nos manuais de padrões de acreditação da Joint Commission International (JCI), para todos os nichos da área de saúde.
GESTÃO DE DOCUMENTOS
É focada nos conceitos, formatos e meios para a definição, elaboração, implantação e monitoramento dos documentos (políticas, procedimentos, normas, protocolos, fluxogramas etc.) utilizados para garantir a efetiva, regular e uniforme execução de práticas e condutas, administrativas ou técnicas, nos diferentes serviços da instituição. É voltada para a elaboração da chamada Norma Zero, ou seja, a Política de Padronização de Gerenciamento do Acervo Documental, considerada de grande importância para a devida e efetiva implementação de processos de gestão de qualidade e segurança nas instituições.
GESTÃO DE INDICADORES
Por meio dessa consultoria, a direção executiva, gestores e profissionais poderão conhecer e serão capacitados sobre a definição, elaboração, implantação e utilização/monitoramento de indicadores relacionados com seus principais processos de gestão institucional e assistencial, incluindo ainda procedimentos de coleta, validação e de benchmarking, visando garantir confiabilidade ao conjunto de indicadores definidos para cada instituição. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais responsáveis pela gestão de indicadores, com base nas normas e padrões da Joint Commission International (JCI), que se aplicam a hospitais, serviços de ambulatórios, de internação domiciliar, de cuidados prolongados, de atenção primária ou de serviços de transporte.
GESTÃO DE INFORMAÇÃO
Definir e modelar uma estrutura de gestão de informações, de natureza administrativa e de origem dos serviços clínicos, das quais se extraem dados técnicos e legais que suportam a tomada de decisões executivas, gerenciais e assistenciais. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais integrantes da estrutura de gestão, com base nas normas e padrões dos manuais da Joint Commission International (JCI), para hospitais, serviços de ambulatórios, de internação domiciliar, de cuidados prolongados, de atenção primária ou de serviços de transporte.
PROTOCOLOS CLÍNICOS
Enfatiza a importância e usabilidade dos protocolos, assim como de sua gestão e de sua adesão e eficácia na melhoria dos desfechos clínicos, conforme a área ou condição de saúde para a qual esteja sendo aplicado. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais integrantes da estrutura de gestão, com base nas normas e padrões que constam do Manual Internacional de Padrões de Acreditação da Joint Commission International (JCI), com ênfase no programa de certificação de cuidados clínicos, que inclui áreas como: infarto agudo, insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico primário, diabetes, câncer, cuidados paliativos, gerenciamento da dor, transplantes, entre outros.
DIREITOS DOS PACIENTES E FAMILIARES
A consultoria trata do aspecto legal e técnico relacionado com a definição e aplicação do conjunto de direitos e responsabilidades dos pacientes e seus familiares/responsáveis, assim como a modelagem de uma estrutura de gestão para esse processo. Estão incluídas ações de capacitação gestores integrantes da estrutura de gestão e dos profissionais administrativos e assistenciais, com base nas normas e padrões para hospitais, ambulatórios, internação domiciliar, cuidados prolongados, atenção primário ou de serviços de transporte, conforme o Manual Internacional de Padrões de Acreditação da Joint Commission International (JCI).
GESTÃO DE MEDICAMENTOS
A utilização de medicamentos no processo de tratamento dos pacientes deve ser considerada sempre como de elevado grau de importância e de risco para a sua segurança. Nessa consultoria são apresentadas todas as normativas técnicas, legais e regulamentares relacionadas com a gestão de medicamentos (aquisição, armazenamento, transporte, dispensação), assim como todas aquelas relacionadas com as práticas e procedimentos que devem ser adequadamente implementadas durante as etapas de prescrição e administração, com ênfase nos medicamentos considerados de alta vigilância/risco, onde tem papel importante o farmacêutico clínico. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais integrantes da estrutura de gestão, como Comissão de Farmácia e Terapêutica, Suprimentos e Farmácia e profissionais assistenciais, com base nas normas e padrões da Joint Commission International (JCI), para todos os segmentos da área de saúde.
PRONTUÁRIOS DE PACIENTES
Considerado a principal e mais importante fonte de informação sobre o cuidado prestado ao paciente, o prontuário requer atenção especial em sua utilização diária e no seu armazenamento. Como definir, organizar, utilizar e armazenar o prontuário clínico do paciente, incluindo as normas técnicas e legais relacionadas com esse documento, são objetivos dessa consultoria. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais integrantes da Comissão de Prontuários, do Serviço de Arquivos e profissionais assistenciais, com base nas normas e padrões da Joint Commission International (JCI), seja em hospitais, serviços de ambulatórios, de internação domiciliar, de cuidados prolongados, de atenção primária ou de serviços de transporte.
EDUCAÇÃO DE PACIENTES E FAMILIARES
Educar o paciente e/ou seu familiar/responsável ao longo de seu período de internação ou de cuidado é considerada uma boa prática para melhorar a qualidade e segurança do serviço prestado, assim como para ampliar a possibilidade de sua recuperação. A consultoria proporciona o aprendizado sobre os conceitos, princípios e técnicas associadas com a prática e implementação de procedimentos voltados para a apropriada e efetiva educação do paciente. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais indicados para atuar como educadores, com base nas normas e padrões dos manuais da Joint Commission International (JCI), que se aplicam nesse segmento, para hospitais, serviços de ambulatórios, de internação domiciliar, de cuidados prolongados, de atenção primária ou de serviços de transporte.
CIRURGIA SEGURA
Considerada como uma etapa crucial no tratamento conduzido para um paciente, as cirurgias devem ser definidas e realizadas sob rígidas formas de controle, incluindo a aplicação de checklists, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades relacionadas com essas práticas. Nessa consultoria, serão abordadas as referências técnicas e legais, assim como a aplicação de meios e ferramentas, que garantam a adequada e efetiva realização de procedimentos diagnósticos e cirúrgicos, de forma segura para os pacientes. Estão incluídas ações de capacitação dos profissionais integrantes de equipes cirúrgicas ou de procedimentos (diagnósticos ou terapêuticos), com base nas normas e padrões da Joint Commission International (JCI).
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