Estamos enfrentando uma nova realidade imposta por um inimigo implacável, o COVID-19. A Acreditação da JCI pode contribuir, de forma efetiva, no enfrentamento dessa e de outras emergências, por meio de padrões e requisitos internacionais que abordam o preparo e a simulação dessas ocorrências, incluindo as de doenças transmissíveis em nível global.
O manual estabelece um conjunto de requisitos para que o hospital desenvolva, mantenha e teste regularmente um programa de gerenciamento de emergências para responder a ocorrências tanto internas quanto externas, assim como desastres que têm potencial de ocorrer dentro do hospital e na comunidade. Os hospitais desempenham um papel significativo na comunidade durante emergências e desastres. Para que os hospitais mantenham as operações durante e após emergências e desastres, é importante avaliar e identificar as limitações estruturais e não estruturais dos prédios do hospital. Determinar como os edifícios responderão às emergências e desastres que provavelmente ocorrerão na região, é um aspecto importante no desenvolvimento de planos de evacuação e na identificação de áreas prioritárias para melhorias prediais. Para responder efetivamente à ocorrência de doenças transmissíveis globais, o hospital desenvolve um programa para gerenciar essas possíveis emergências.
O programa fornece processos para:
a) comunicação com as organizações participantes das atividades de vigilância mundial;
b) desenvolvimento e implementação de estratégias de segregação e isolamento;
c) treinamento, incluindo demonstração, sobre o uso de equipamentos de proteção individual adequados para as doenças infecciosas;
d) desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação;
e) identificação e atribuição de funções e responsabilidades dos profissionais; e
f) resposta a infecções emergentes ou reemergentes dentro da comunidade.