CURSOS

CERTIFICAÇÃO ISQua/CBA

Certificação em Aplicações Clínicas no Atendimento Centrado na Pessoa

40h

Domine as ferramentas e técnicas necessárias para medir, coprojetar e envolver pacientes e colaboradores de unidades de saúde no processo de cuidado. Conheça exemplos práticos de experiências de pacientes, selecionados por especialistas da ISQua.

Início das aulas: 2 de setembro

Conteúdo da GRADE CURRICULAR:

A. Por que o envolvimento do paciente é importante?

• A. Por que o envolvimento do paciente é importante?

B. Liderança e Infraestrutura

• B. Liderança e Infraestrutura, com Susan Edgman Levitan.

C. Ferramentas e Técnicas de Medição

• C1. Ferramentas e Técnicas de Medição – Como sabemos que estamos fazendo a diferença?, com Shaun Maher.
• C2. Como medir e avaliar suas mudanças / melhoria – Tarefa

D. Experiência do Paciente e Dados Relacionados

• D. Dados relatados pelo paciente – Da experiência do paciente aos resultados relatados pelo paciente.

E. Envolvendo os pacientes em seus cuidados – Tarefa

F. Parceria com os pacientes na melhoria da qualidade

• F1 Estratégias de Engajamento do Paciente – Parceria com Pacientes em Melhoria da Qualidade, com Karen Luxford.
• F2. Usando ativamente o feedback do paciente para melhorar a qualidade – Estudo de caso

G. Coprojetando Processos com Pacientes para Melhorar a Prestação de Cuidados

• G1. Codesenhando processos com pacientes para melhorar a prestação de cuidados, com Wendy Muckle e Helen Lee.
• G2. Redesenhando processos com pacientes para melhorar a prestação de cuidados – Estudo de caso

H. Principais áreas de atendimento que se beneficiam da experiência do envolvimento do paciente

• H1. Tomada de Decisão Compartilhada – What_Why_How_When, com Angela Coulter.
• H2. Cuidados domiciliares e crônicos, com Steve Bergeson.

I. Gestão do Autocuidado: Técnicas Práticas para Começar

• I1. “Alfabetização” em saúde e uso do retorno de aprendizagem para triagem e construção de capacidades de autocuidado, com Gail Nielsen.
• I2. Entrevista motivacional para levar os pacientes à ação.
• I3. Quão difícil pode ser dizer “Desculpe”, com Clifford Hughes.
• I4. Escolha sábia de uma ideia para um movimento internacional, com Wendy Levinson.
• I5. Melhorando a Comunicação para realçar os Cuidados Centrados na Pessoa, com Bronwyn Hemsley.

J. Técnicas e ferramentas para engajar funcionários, médicos e pessoal do ponto de atendimento

• J1. Técnicas e ferramentas para engajar funcionários, médicos e pessoal de pronto-socorro – Tarefa
• J2. Usando a história do Paciente e Descrevendo o Valor dos Esforços de Engajamento do Paciente – Estudo de Caso

K. Briefing Tecnológico

• K1. Criando um impacto positivo nas ações de pacientes e médicos através do engajamento do paciente com Mídias Sociais.
• K2. Envolvimento do Paciente através da Tecnologia, com David Bates.
• K3. Portais de pacientes e passaporte de preferência do paciente, com Alan Manning.

L. Exemplos de inovação na parceria com pacientes

• L1. Auto diálise do paciente, com Patrik Blomqvist.
• L2. Integrar a equipe de apoio de pares na equipe de atendimento em populações complexas e sem moradia, com Wendy Levinson.
• L3. Melhorando os resultados dos ciganos na clínica usando o apoio de pares, com John Brennan.
• L4. Notas Abertas e o Potencial para Melhorias na Qualidade do Cuidado, com John Mafi.

M. Reflexão

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