A qualidade e a segurança estão enraizadas no trabalho diário de todos os profissionais que atuam em uma instituição de saúde. À medida que o corpo clínico avalia as necessidades dos pacientes e presta cuidados, a gestão da qualidade e segurança pode ajudá-los a entender como fazer melhorias reais que ajudem os pacientes e reduzam os riscos. Os padrões internacionais de Acreditação da JCI, em um Capítulo específico, abordam todo o espectro de atividades de uma organização de saúde, incluindo o quadro de melhoria dessas atividades e a redução dos riscos associados à variação dos processos.
Os padrões do Capítulo de Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente, identificam a estrutura, a liderança e as atividades para apoiar a coleta de dados, análise de dados e melhoria da qualidade para as prioridades identificadas, em todo o hospital, bem como específicos do departamento e do serviço. Isso inclui a coleta e análise sobre a resposta a eventos sentinelas do hospital, eventos adversos e eventos de quase falhas (ou close calls). Os padrões também descrevem o papel central de coordenar todas as iniciativas de melhoria da qualidade e segurança do paciente no hospital e fornecer orientação e direcionamento para o treinamento dos profissionais e comunicação de informações de qualidade e segurança do paciente. Os padrões não identificam uma estrutura organizacional, como um departamento, pois cabe a cada hospital determinar.Para resolver questões do sistema que podem levar a danos ao paciente, profissionais ou visitantes, o hospital deve ter um processo de identificação e gerenciamento tanto de eventos sentinelas, como de adversos, sem danos e quase falhas. Em resposta a esses eventos é importante que o hospital não se concentre no erro individual, mas nos fatores do sistema que contribuíram para o evento.