Pioneirismo e compromisso são características que fizeram o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) ser referência em qualidade e segurança em saúde. Em seus 20 de existência, o mercado percebeu a relevância do serviço prestado pela organização. No entanto, seu logo envelheceu e deixou de comunicar com eficiência os conceitos da marca. Agora, o CBA apresenta sua nova identidade visual ao mercado.

“Nosso desafio foi criar um novo identificador visual para uma instituição com 20 anos de atuação no mercado de saúde. Nesse ramo, a imagem deve passar a percepção de qualidade, segurança e responsabilidade, mas precisávamos que fosse em uma linguagem contemporânea e que mantivesse a gama de cores que já constituía a ‘marca’ do CBA, por ser uma associação direta ao seu parceiro mundial, a Joint Commission International”, diz Maurício Santos, gerente do setor de design da SB Comunicação, responsável pela nova identidade.

“Partimos da necessidade de criar uma identidade de marca que evoca renovação e afirmação do CBA como instituição que trabalha para a melhoria da qualidade e segurança nas instituições de saúde. Com base nisso foram feitas pesquisas e imersão sobre o cliente, tema, entidades e serviços similares e homônimos no mercado”, diz Santos. Ele conta que a equipe de designers utilizou ferramentas como MoodBoard, brainstorming e definição de palavras-chave, “para compreender o cenário a partir de uma visão não-linear, entendendo a missão do CBA, sua visão, valores, atributos que caracterizam o serviço, benefícios que o diferenciam, seu significado para o público-alvo, e avaliação dos stakeholders e mercado-alvo. Só, então, chegamos a uma proposta de valor para ser expressa visualmente e que contemplasse atributos como Certificação, Avaliação, Qualidade, Segurança e Saúde.”

Outro destaque do novo projeto é o esquema de cores utilizado. “O trabalho cromático aplicado no símbolo cria a ilusão de camadas translúcidas sobrepostas, fazendo referência à transparência e limpidez”, destaca Maurício Santos.

Novo site

O designer conta que além da papelaria institucional, foram desenvolvidas novas aplicações da marca para as redes sociais, newsletter e vídeos institucionais. Um novo site também foi desenvolvido para a instituição. “Nossa preocupação foi transmitir a marca (‘a alma’) CBA; foram consideradas questões relativas à experiência do usuário, que envolve não somente o aspecto visual, mas também estrutural. Facilitar a navegabilidade e comunicar de forma efetiva e objetiva foi o que norteou o projeto e o conteúdo do site, sempre visando atender às necessidades do visitante da página e objetivo do CBA”, explica Santos.

A nova marca e site do CBA ganham ‘nova cara’ com a posse do novo gestor do CBA, Heleno Costa Júnior. Para ele, essa renovação permite reforçar o posicionamento do CBA no mercado, a partir da inserção de novos serviços e produtos relacionados com a metodologia de Acreditação Internacional, alinhando essa atuação com as novas demandas e realidade das instituições de saúde brasileiras. “O mercado e as instituições atravessam ciclos, assim como as empresas fornecedoras de serviços, como o CBA, e em ambos os casos, se faz necessário ajustar o planejamento estratégico e atualizar a forma de se apresentar e também de atuar nesses movimentos de mudanças”, assegura o novo Superintendente do CBA.