Capacitação de alto nível para profissionais e instituições de saúde voltada para o cuidado centrado no paciente, com conteúdo ministrado por renomados especialistas internacionais. Serão 15 cursos para atender a demanda do mercado de saúde, relacionados a experiência do paciente, inclusão e diversidade no engajamento de pacientes e famílias, envolvimento de pacientes e da família na concepção e na entrega de resultados do cuidado e métricas aplicadas ao desfecho clínico, entre outros.

Foto: Maurício Bazílio

“A sinergia entre a missão e os serviços e produtos relacionados com ações voltadas para a melhoria contínua da qualidade e segurança do paciente em nível internacional motivou essa parceria, que passa a ser ofertada não apenas para o Brasil, mas também para a América Latina”, disse o superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) no lançamento oficial do programa, ocorrido em na última semana de maio, em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Sabíamos que o CBA era o parceiro confiável para chegar a diversas regiões do mundo”, complementou o CEO da International Society for Quality in Health Care (ISQua), Peter Lachmann.

O programa de fellowship oferecido pelo CBA é exatamente o mesmo que a ISQua oferece para o resto do mundo, em inglês e espanhol. No entanto, serão adaptados para as soluções de problemas locais. “Temos o contexto regional e o conteúdo internacional. Nosso parceiro local vai acrescentar esse conteúdo específico ao módulo previamente estruturado. Não podemos ter um conteúdo único para a América Latina, por exemplo, que é muito grande e diversa: a realidade da Colômbia e muito diferente da Argentina. Então, iremos compor os módulos de acordo com cada região”, revelou Lachman. Outro destaque é que será oferecido tutoria, por parte de profissionais capacitados do CBA, para apoiar os alunos e alcançar o melhor grau de compreensão dos conteúdos apresentados.

De acordo com o CEO da ISQua, a formação é uma oportunidade para disseminar conhecimento, fazer network e dar voz às equipes locais: “O que pretendemos é habilitar pessoas a fazerem seus trabalhos de uma maneira melhor. Há milhares de pessoas trabalhando todos os dias nos hospitais brasileiros e nós podemos ajudá-las”.

Foto: Maurício Bazílio

Ofertar os cursos, que estarão disponíveis no formato EAD na modalidade individual e in company, exigiu dos parceiros empreender esforços para torná-los exequíveis, do ponto de vista técnico e financeiro. “Os módulos dos cursos estão sendo traduzidos e depois legendados na versão em português. Parte desse trabalho inclui uma revisão especializada por profissionais seniores do CBA, para garantir que a linguagem seja devidamente apropriada aos termos e semântica relacionada com o universo dos conteúdos. Em seguida, junto da equipe da Medportal, esses módulos serão inseridos na plataforma”, conta o superintendente do CBA. “Nos últimos tempos, estivemos resolvendo questões referentes à remuneração dos especialistas que vão ensinar os conteúdos e ao custo dos cursos, de forma a torná-los acessíveis. Há inúmeros programas de aperfeiçoamento ótimos, porém muito caros. E nós não queremos oferecer nosso programa de cursos apenas para as pessoas ricas ou pessoas do eixo Rio e São Paulo, excluindo o resto do país. Queremos que as pessoas de todo o Brasil possam ter acesso à nossa especialização”, enfatizou Peter Lachman.

Foto: Cléber de Paula

Instituições que se interessarem pela formação de seus profissionais, há desconto de 10% para 10 participantes e 20% para 11 ou mais participantes da mesma organização. Para saber mais, faça contato com comercial@cbacred.org.br.