A ocorrência de infecções associadas aos cuidados em saúde têm repercussões negativas de distintas naturezas, envolvendo não somente os pacientes, mas também os recursos e custos das instituições de saúde. A atual pandemia trouxe à tona, e de forma impactante, a grande dificuldade na definição e implementação de estratégias e de ações efetivas para a prevenção e o controle das infecções. O manual de Acreditação JCI tem um Capítulo completo com padrões e requisitos específicos para esse fim.
Os riscos de infecção e as atividades do programa diferem de organização para organização, dependendo das atividades clínicas e serviços da organização, população de pacientes atendidos, localização geográfica, volume de pacientes e número de profissionais. As prioridades do programa devem refletir os riscos identificados na organização, assim como os globais e os comunitários e a complexidade dos serviços prestados. Programas eficazes de prevenção e controle de infecções têm em comum líderes identificados, equipe bem treinada, métodos para identificar e abordar proativamente os riscos de infecção em pessoas e no meio ambiente, políticas e procedimentos adequados, educação dos profissionais, e coordenação em toda a organização.

O objetivo do programa de prevenção e controle de infecções de uma organização é identificar e reduzir ou eliminar os riscos de aquisição e transmissão de infecções entre pacientes, funcionários, profissionais de saúde, contratados, voluntários, estudantes, visitantes e pessoas da comunidade. Além disso, o desenvolvimento de iniciativas do hospital relacionadas à evolução das práticas e/ou preocupações em saúde, como um programa de administração de antibióticos e um programa de resposta a doenças transmissíveis globais, é um componente essencial do programa
de prevenção e controle de infecções.