“O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) sempre entendeu que a qualidade e segurança na assistência são um compromisso de todos”. É assim que Helena Barreto dos Santos, coordenadora do Programa de Qualidade e Informações em Saúde (QUALIS) do HCPA, começa a explicar os resultados positivos alcançados pelo projeto de qualidade e segurança da instituição, primeiro hospital universitário a conquistar o selo de acreditação internacional da Joint Commission International (JCI).

Helena dá exemplos de duas ações realizadas pelo HCPA, que reduziram em 40% as taxas de pneumonia não associada à ventilação mecânica e em 20% as radiografias de tórax nos CTI’s adultos da instituição, sem impacto na segurança do cuidado. São elas:

A Eficácia e Segurança na Terapia Nutricional Enteral, premiada no evento da SOBRASP, é uma ação desenvolvida pela CCIH, Nutrologia, Fisiatria, Fonoaudiologia, Radiologia, Nutrição e Dietética, Grupo de Enfermagem e Serviço de Educação em Enfermagem.

Conforme explica Helena, o objetivo é melhora dos cuidados dos pacientes com sonda nasoentérica e redução da taxa de pneumonia não associada à ventilação mecânica nestes pacientes, através da adoção de um pacote de cuidados (registro de peso e altura na internação, e peso a cada sete dias, padronização do posicionamento da sonda nasoentérica, uniformização da fixação da sonda nasoentérica, mensuração da quantidade de dieta infundida, posicionamento da cabeceira durante a infusão, higiene da cavidade nasal e cavidade oral).

Como resultado da ação, no HCPA, houve uma redução significativa do tempo para liberação da dieta a partir da solicitação da sonda – de 45 horas para menos de 4 horas. “Em 2016, tivemos no hospital todo 209 pneumonias não relacionadas à ventilação mecânica; 175 em 2017 e 125 em 2018, uma redução 40% nas taxas de pneumonia. A taxa de infecção em 2016, 2017 e 2018, foi, respectivamente, 6,0, 5,5 e 3,9 infecções por 1000 saídas”, afirma.

A redução das infecções resultou em 17 vidas salvas e na liberação de 840 leitos-dia de internação hospitalar.

Outra ação destacada pela coordenadora é o movimento Choosing Wisely, uma iniciativa global para engajar profissionais da saúde e pacientes em diálogos e ações que culminem em escolhas sábias cujo foco seja ‘menos é mais’. “Ações que envolvem profissionais dos serviços de Medicina Intensiva e Radiologia, e culminaram com redução de 20% das radiografias de tórax nos CTI’s adultos da instituição, sem impacto na segurança do cuidado, permitiram uma prática médica mais racional e apropriada, direcionando recursos para o paciente certo, na hora certa”, revela Helena.

De acordo com a coordenadora, os técnicos da Radiologia também foram afetados, pois muitas vezes percebiam estar fazendo exames de baixo valor na UTI e agora estão organizando o trabalho por necessidade momentânea, distribuindo melhor a demanda ao longo do dia.

Compromisso de todos

A médica e coordenadora do HCPA entende que a qualidade e segurança na assistência são um compromisso de todos. “As diferentes comissões e assessorias participam do Programa QUALIS, que funciona como uma espécie de integrador e facilitador de ações que promovem qualidade e segurança”, diz ela.

Helena conta que a medida em que o hospital foi amadurecendo sua trajetória no processo de acreditação, novos processos foram se incorporando ao QUALIS e às comissões. Segundo ela, o gerenciamento de riscos está no escopo da Comissão de Gerência de Risco Sanitário Hospitalar, que forma, com o Programa QUALIS, o Núcleo de Segurança do Paciente.

Além de integrar os diferentes atores que trabalham com o mesmo propósito – segurança do paciente e dos profissionais de saúde –, o Programa QUALIS planeja ações de melhoria junto com as diferentes áreas, buscando disseminar o método da ‘Ciência da Melhoria’ para implantação de mudanças.

Parceria com o CBA

Acreditado pela JCI desde 2013, a coordenadora do QUALIS afirma que o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associada da JCI no Brasil, “é parte inseparável do processo de melhoria da qualidade e da segurança e a nossa conquista do selo de Acreditação Internacional”.

“Desde quando o HCPA optou por buscar a acreditação internacional pela JCI, estivemos com o CBA apoiando nossa trajetória, seja por meio de consultoria, ou através nas avaliações simuladas e dos cursos que fizemos. Não consigo imaginar termos chegado onde chegamos sem esta parceria”, conclui.