Acreditado pela Joint Commission International (JCI) desde 2008, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no Rio de Janeiro, mobilizou seus colaboradores em torno da campanha “Os Higienizadores”, desenvolvida pela SB Comunicação, com objetivo de combater a infecção hospitalar.

Inspirada no filme “Os Vingadores”, a campanha teve como slogan “Herói de verdade é aquele que salva vidas”. A equipe de Comunicação Interna do HSVP, cujos integrantes fazem parte da agência de comunicação, criou frases de efeito com enfoque na higienização das mãos que, associadas ao simbolismo dos personagens cinematográficos, inspirou a criação de cartazes e banners, distribuídos nos quadros de avisos internos e na intranet.

A ação compreende ainda treinamento das equipes assistencial e administrativa, ministrado pela infectologista Isabella Albuquerque e pela enfermeira Paula Bacco, do Serviço de Higiene e Controle de Infecção Hospitalar. O ponto alto foi o ‘dia D’, que culminou com a apresentação de um vídeo da campanha “OS Higienizadores”, distribuição de solução alcoólica e a verificação da higienização das mãos através de uma câmara escura. “Após a aplicação de um gel específico, é feita a leitura das mãos com uma luz ultravioleta, os locais que não foram higienizados corretamente ficam fluorescentes. Geralmente o dorso das mãos, polegares, as pontas dos dedos, unhas e interdigitais são as áreas mais negligenciadas”, conta a Paula Bacco.

Para a infectologista do HSVP, Isabella Albuquerque, a mobilização para a higienização das mãos deve ser constante. “As infecções relacionadas à assistência em saúde são o evento adverso mais frequente nos hospitais, e a principal forma de prevenção é a higiene das mãos. Através desse ato, contribuímos para a redução da disseminação de micro-organismos resistentes aos antimicrobianos, outro problema gravíssimo, tido como questão de saúde pública mundial. Por isso, nosso esforço deve ser constante para minimizar esta ocorrência”, alerta.

Essa não é a primeira vez que o HSVP cria campanhas de adesão a higienização das mãos. As temáticas dos anos anteriores foram “Higienize as Mãos e seja Medalha de Ouro contra a Infecção”, cuja madrinha foi a bicampeã olímpica da Seleção Brasileira de Voleibol, Fabiana Oliveira, a Fabi, e “Seja uma estrela da Saúde. Higienize suas mãos!”, que contou com a presença da atriz Alexandra Richter.

[masterslider alias=”vinga_hsvp”]