Com oito anos de história, o Hospital Marcelino Champagnat (PR) recebeu, em janeiro de 2020, pela segunda vez, a acreditação da Joint Commission International (JCI), sendo, dessa forma, reconhecido internacionalmente por sua excelência nos cuidados com a segurança do paciente. A acreditação foi concedida pela primeira vez em 2016 e, agora, foi renovada por mais três anos. Trata-se de uma das mais importantes certificações internacionais concedidas a hospitais. O Marcelino Champagnat é o único hospital do Paraná e um dos 37 do Brasil que possuem a acreditação da JCI.

O diretor geral do Hospital, José Octávio da Silva Leme Neto, destaca que, em apenas oito anos de atividade, o Hospital é referência no atendimento ao paciente em alta e média complexidade, com reconhecimento internacional pela JCI e outras instituições. “Isso coloca o Hospital Marcelino Champagnat e o atendimento por ele oferecido ao paciente em um elevado padrão de qualidade e segurança assistencial”, afirma.

A gerente de Qualidade, Bianca Piasecki, diz que o Hospital Marcelino Champagnat prega a cultura de segurança ao paciente desde sua concepção. “Desde o início de nossa história, escolhemos o manual da JCI por sabermos que possui um processo e uma metodologia mais abrangente e rigorosa à cultura da segurança. Isso já é uma premissa qualitativa que o Hospital optou antes da sua inauguração. O que justifica isso é a literatura e trabalhos internacionais mundialmente conhecidos nos quais o Hospital também se baseia”, explica.

Protocolos de segurança

A renovação da acreditação concedida pela JCI enfatiza que o hospital adota determinados padrões estabelecidos pela organização. Estes padrões são: acesso ao cuidado e continuidade de cuidado; direitos do paciente e da família; avaliação dos pacientes; cuidados ao paciente; anestesia e cuidados cirúrgicos; gerenciamento e uso de medicamentos; educação do paciente e familiares; melhoria da qualidade e segurança do paciente; prevenção e controle de infecções; governança, liderança e direção; gerenciamento e segurança das instalações; educação e qualificações dos profissionais; e gerenciamento da informação.

Essa reacreditação também mostra que o Hospital segue fielmente as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para segurança do paciente, com extremo cuidado e atenção para identificação do paciente; comunicação efetiva para evitar perda ou troca de informações sobre pacientes; uso de medicamentos com cuidado de prescrição e administração aos pacientes; cirurgia segura para evitar erros antes, durante e depois dos procedimentos; higiene das mãos, para evitar infecções hospitalares; e redução de quedas ou lesões por pressão.

Texto: Assessoria de Imprensa – Hospital Marcelino Champagnat