Uma das novidades do novo Manual Internacional de Padrões para Acreditação de Hospitais da JCI – 7ª edição, que tem início de sua vigência em 01/01/2021, foi incorporada no conjunto de padrões e requisitos do Capítulo CUIDADO AO PACIENTE. Esse capítulo traz a responsabilidade mais importante de uma organização de saúde e de sua equipe que é prestar cuidado e serviços seguros e eficazes a todos os pacientes. Isso requer uma comunicação eficaz, colaboração e processos padronizados para garantir que o planejamento, a coordenação e a implementação dos cuidados suportem e respondam às necessidades e objetivos únicos de cada paciente.
A novidade introduzida trata dos sistemas de alarme clínico que destinam-se a alertar os cuidadores sobre possíveis problemas do paciente, mas se não forem gerenciados adequadamente, podem comprometer a segurança do paciente. Esses novos requisitos, como descrito no manual, tratam de várias questões subjacentes associadas ao gerenciamento de alarmes que podem aumentar o risco à segurança do paciente. Os problemas associados ao gerenciamento de alarmes incluem muitos dispositivos com alarmes, configurações padrão que não estão em um nível acionável e limites de alarme que são muito estreitos ou não adaptados à condição do paciente. Os padrões orientam ações importantes, destacando que estudos apontam que os alarmes representam um risco para a segurança do paciente, juntamente com os locais e situações em que esses alarmes são utilizados, devendo para mitigar ou evitar esses risco, a definição e o estabelecimento de estratégias que abordam o seguinte:
- Configurações clinicamente apropriadas para sinais de alarme
- Situações em que os sinais de alarme podem ser desativados
- Circunstâncias em que os parâmetros de alarme podem ser alterados
- Identificação daqueles que têm autoridade para definir parâmetros de alarme
- Designação daqueles que têm autoridade para mudar parâmetros de alarme
Quer saber mais? Adquira o manual, acessando a aba superior nesse site – Manuais ou entre em contato em comercial@cbacred.org.br ou pelo WhatsApp 21 3299 8233.