A S.O.S. Vida, uma das principais empresas de home care do Brasil, com mais de 30 anos de atuação no mercado e presente em mais de 50 cidades na Bahia, Sergipe e no Distrito Federal, tornou-se a primeira empresa de home care da América Latina a ter um programa de Cuidados Paliativos certificado pela Joint Commission International (JCI).

Considerada uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo mundo, a JCI – que tem o CBA como parceiro no Brasil – ao certificar uma instituição, atesta que o programa oferece um nível de excelência de atendimento seguindo padrões internacionais.

Segundo a coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, Simara de Jesus, essa nova certificação reforça a cultura da empresa de segurança do paciente, contagiando os colaboradores na busca constante pelo aperfeiçoamento.

“O protocolo de cuidados paliativos define uma prática para garantir a sua aplicação dentro da melhor evidência científica.  Essa certificação coloca a S.O.S. Vida em um novo patamar de qualidade, garantindo um atendimento ainda melhor, beneficiando não só os pacientes em cuidados paliativos, mas também todos os familiares envolvidos”, destaca Simara.

O programa da S.O.S. Vida

Iniciado em 2019, o programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida tem entre os diferenciais do serviço a assistência personalizada, baseada em protocolos de segurança; o acompanhamento multiprofissional; a participação efetiva da família e cuidadores na assistência ao paciente; o controle rigoroso da dor e demais sintomas, com foco no paciente e não na doença.

Dra. Ana Rosa Humia

“A nossa preocupação é com a qualidade de vida”, ressalta Ana Rosa Humia, coordenadora do programa de Cuidados Paliativos da instituição. A médica lembra que pesquisas revelam que cerca de 70% dos pacientes preferem morrer no seu domicílio. “Por isso, nossa linha de assistência que proporciona conforto e dignidade em todas as dimensões do sofrimento humano ao indivíduo portador de doença crônica progressiva ou debilitante em fase final de vida”, acrescenta a coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, Simara de Jesus.

O programa de cuidados paliativos da empresa é composto de um núcleo multiprofissional que inclui médicos, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais com formação na área.  Além disso, os serviços de terapias terceirizados e técnicos em enfermagem que acompanham pacientes em cuidados paliativos são treinados pela equipe para que possam prestar um atendimento especializado e personalizado, baseado na humanização e segurança.