Os novos padrões para a Certificação de Serviços de telessaúde foram publicados em 01 de Janeiro de 2023 e passa a vigorar a partir de 01 de Julho desse mesmo ano. Esse tempo de 06 meses permite com que as instituições de saúde possam conhecer e se preparar para atender aos requisitos desses padrões.

Essa certificação se aplica somente para instituições já acreditadas pela JCI, o que também é válido para as demais linhas de certificação adotadas pela JCI que podem ser conhecidas em https://cbacred.org.br/site/certificacao/

O Manual para a Certificação em Telessaúde está organizado em duas Seções, sendo a primeira: Padrões Centrados nos Pacientes, incluindo: 1. Metas Internacionais de Segurança do Paciente, 2. Acesso aos Cuidados e Serviços de Telessaúde, 3. Direitos e Responsabilidades do Paciente e 4. Gerenciamento e Revisão de Medicamentos.

Na segunda, estão Padrões para o Gerenciamento da Organização de Saúde, incluindo: 1. Dados de Qualidade e Melhoria Contínua, 2. Governança, Estratégia e Supervisão, 3. Qualificação dos Profissionais de Telessaúde e Sistemas de Informação e 4. Gerenciamento de Equipamentos.

O programa de certificação pode também ser implantado por meio de projetos de educação, implantação inicial e avaliação diagnóstica, realizados por especialistas da equipe do CBA, como etapas prévias à avaliação oficial de certificação realizada pela equipe da JCI.

Propostas e orçamentos podem ser solicitados em comercial@cbacred.org.br ou 21 3299-8233.