Empresa Epimed Solutions reconhece a qualidade, performance e eficiência das unidades.

O Hospital BP acaba de receber os selos de UTI Top Performer e UTI Eficiente, concedidos pela Epimed Solutions, em reconhecimento pelos excelentes resultados clínicos das unidades de terapia intensivas do hospital. Essa é uma das estatísticas fornecidas pelo Epimed Monitor, software empregado no projeto UTIs Brasileiras, desenvolvido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com Epimed Solutions, empresa do ramo de gestão de informações clínicas.

Para o diretor-executivo do Hospital BP, Ricardo Hutter, essa é “uma conquista muito relevante para a instituição, pois reconhece o nosso comprometimento com o cuidado e nos coloca num patamar de excelência em relação a outros hospitais privados.”

Os selos conquistados são concedidos pela Epimed Solutions àquelas UTI que apresentam os melhores resultados clínicos, com alocação eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos internados. O selo UTI Top Performer é dado as UTIs que apresentarem taxas de mortalidade (TMP) e de utilização de recursos (TURP) padronizadas de acordo com o score SAPS 3 abaixo dos tercis inferiores (TMP e TURP com valores abaixo do percentil 33). Já para o selo UTI Eficiente é necessário apresentar parâmetros de TMP e TURP entre 33 e 50.

UTIs com acreditação têm melhor desempenho

O evento de entrega dos selos contou com a presença de executivos, médicos e colaboradores das unidades de terapia intensiva do Hospital BP. Crédito: Divulgação BP

Hospitais que seguem os padrões internacionais de qualidade e segurança, e que são detentores de acreditação têm performance 25% superior à alcançada por hospitais não acreditados. Essa é uma das estatísticas fornecidas pelo Epimed Monitor. O programa avalia continuamente cerca de 800 unidades de terapia intensiva de 450 hospitais do país, o que significa que 11 mil leitos são monitorados, num total de mais de um milhão e meio de pacientes em sua base.

Dessa amostragem, cerca de 90 apresentam a mais alta performance de acordo com a Matriz de Eficiência gerada pelo sistema. “É importante dizer que dessas 90 unidades, a maior parte é de hospitais acreditados pela Joint Commission International (JCI)”, revela o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da Epimed Solutions, Jorge Salluh. Outro fator que chama atenção é que as UTIs de instituições com acreditação da Joint Commission International (JCI) apresentam rendimento superior do que unidades acreditadas por outras instituições.

O médico José de Lima Valverde Filho, coordenador de acreditação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), parceiro associado no Brasil da JCI, entende que esse resultado é reflexo de uma cultura de segurança que se dá por uma série de atitudes e comportamentos individuais e coletivos que têm por objetivo cumprir tarefas da maneira mais correta e mais segura possível. “Os padrões da JCI obrigam os hospitais a terem diretrizes e protocolos baseados em evidências para tratar os pacientes. Tenho convicção de que esse reflexo da acreditação na UTI ocorre em todos os locais do hospital: no centro cirúrgico, nas enfermarias, nos quartos etc. Talvez isso apenas não esteja sendo medido de maneira tão clara como está sendo feito com as UTIs”, afirma.