Um grande desafio para os profissionais de saúde é trabalhar em equipe. Por diferentes motivos, essa necessidade de atuar com diferentes profissões, algumas com distintos níveis de formação ou de responsabilidade de tarefas, torna esse desafio especialmente complexo de se alcançar.

É necessário que se defina qual a composição e o formato de liderança e de atuação que uma equipe de saúde deve ter, conforme o perfil e a complexidade da assistência que se pretende prestar. Assim também deve ter como principal ferramenta, o plano de cuidados multiprofissional.

O Manual da JCI para Hospitais estabelece um conjunto de requisitos para esse fim, estabelecendo: “Um plano de cuidado individualizado é desenvolvido e documentado para cada paciente”. O plano deve identificar e elencar um conjunto de ações que a equipe de saúde implementará para resolver ou apoiar o diagnóstico identificado por meio da avaliação.

O plano de cuidado de um paciente deve estar relacionado às suas necessidades identificadas. Essas necessidades podem mudar como resultado de melhora clínica ou novas informações de uma reavaliação de rotina (por exemplo, resultados anormais do laboratório ou de uma radiografia), ou podem ser evidentes a partir de uma mudança repentina na condição do paciente (por exemplo, perda de consciência).

Um método para desenvolver planos assistenciais é identificar e estabelecer metas mensuráveis. Metas mensuráveis podem ser selecionadas pelo médico responsável em colaboração com o enfermeiro e outros profissionais de saúde. As metas mensuráveis são observáveis, alcançáveis e têm relação com o cuidado do paciente e com os resultados clínicos esperados.